sexta-feira, 11 de março de 2011

Acolhida por livros.

         A claridade irradia o ambiente, os livros estão distribuídos separadamente por gêneros, duas poltronas e uma mesinha estavam postas na parte de cima, o silêncio, as prateleiras e prateleiras de puro conhecimento, diferentes histórias de vida, e, eu podia participar de qualquer uma que quisesse, podia rir das piadas mais sem graça de certos livros, podia chorar com o drama de personagens de que tive a maior vontade de materializar  na minha frente, em prova da tamanha admiração que sentia por ele, podia estar maravilhada com o romantismo de uma linda poesia, e, sair só quando quisesse. Estranho não ? A forma como sinto-me bem recebida como se centenas de livros saudassem-me sorridente '' Bem-vinda, participe do que quiser, sinta-se a vontade ! '' Na verdade, isso é sim estranho, pelo menos eu acho que deve ser exatamente assim que vocês estão pensando.  
             Mas, é fascinante ! Pelo menos para mim, não consigo nem pensar em não ler, em não ir a uma livraria, em não namorar os meus livros preferidos nas prateleiras, até que eu não resista e o compre, mesmo tendo uma razoável quantidade de livros esperando para serem lidos em minha estante. Acho esplendida a sensação de acolhimento que posso sentir assim que entro em uma livraria, o cheiro dos livros novos, a maneira como eles me atraem até que eu finalmente analise seu conteúdo, e... E, eu posso até perder as palavras, quando nada que eu diga traduz a sensação. Parece doentio, fanático, até demais, mas, não posso evitar, se sou fã de algo, esse algo são mesmo os livros, a maneira como eles me contam as coisas, como eles me ensinam, como eles me fazem companhia, me entretem, me fazem rir, a maneira como é completamente aconchegante estar em meio a eles, como se nenhum lugar no mundo fosse mais tranquilizante.  
             E, é verdade mesmo. Nenhum lugar no mundo é mais tranquilo, onde dá pra você ouvir seus pensamentos e dos outros. Um de cada vez ou até tudo ao mesmo tempo. Mesmo sendo um lugar frenquentado por muita gente, é onde sinceramente o estresse da sociedade parece não me atingir, a correria do dia-dia, é vetada, por novas histórias, novos rostos, novos ideais, novas filosofias, com as quais posso concordar ou não. É onde posso odiar e amar, e, isso não vai me afetar em nada, é onde provo dos meus sentimentos, e, tenho a certeza de que eles só me farão bem. Livro é sinônimo de saber. Portanto, eu os aconselho, queiram sempre saber, queiram sempre ler !

Júlia (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário